Turismo Cemiterial

Monsenhor Vieira

Sebastião Carvalho Vieira nasceu em 02 de abril de 1916 em Paraisópolis Minas Gerais, filho de Ambrosina Carvalho Vieira e Antônio José Vieira, único filho entre seis filhas. Fez os estudos iniciais para ministério sacerdotal no Seminário de Pouso Alegre e ao final do seminário de Mariana.
Foi ordenado sacerdote em 15 de novembro de 1942. Seu primeiro ano no ministério sacerdotal passou como auxiliar de Monsenhor Dutra, em Paraisópolis, sua terra natal até o ano de 1949. A seguir assumiu a Reitoria do seminário de Pouso Alegre em 20 de agosto de 1950 foi nomeado Cônego Honorário. Posteriormente veio como pároco para a cidade de Jacutinga assumindo a paróquia em 25 de março de 1958, substituindo Monsenhor João Batista Maria Rigotti.
Entre suas ações sociais, o que desenvolveu com mais determinação e vigor, com apoio da prefeitura local e cooperativa habitacional de Belo Horizonte, foi à construção de casas populares em quatro grandes loteamentos que se transformaram em populosos e prósperos bairros. Construiu também quatro igrejas e uma casa paroquial e a Casa da Criança que se tornou sua dedicação maior, dela foi diretor por dezenas de anos até sua aposentadoria. Nela criou também cursos profissionalizantes para jovens e nela instalou a redação de A Gazeta de Jacutinga, semanário que adquiriu logo que aqui chegou e do qual foi diretor por mais de 30 anos.
Homem espirituoso e bem humorado desenhava hilárias caricaturas, inclusive a própria. Amigo das crianças, para quem sempre tinha o bolso cheio de balas.
É impossível escrever hoje a história de Jacutinga sem dedicar um longo Capítulo a atuação do Monsenhor Vieira porque, além de muito atuante foi o líder religioso e social que mais tempo permaneceu nestas funções. Monsenhor Vieira acabou partindo no dia 21 de janeiro de 2006.
O Memorial Monsenhor Vieira, que fica no pátio da Igreja Matriz de Jacutinga, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2007, data em que ele completaria, caso estivesse vivo, 65 anos de vida sacerdotal.
O objetivo do Memorial é manter viva a memória e as ações do Monsenhor Vieira, que por quase 50 anos, entre 1958 e 2005, gastou sua vida em favor da população jacutinguence.
*02-04-1916
+21-01-2006
Monsenhor Vieira, exerceu a função de pároco por 35 anos no município, e outros 13 anos de vigário paroquial, residindo na Comunidade São Judas. Foi um grande homem, e com muitas virtudes, talentoso e muito inteligente, exerceu seu sacerdócio com muito amor, dignidade e principalmente santidade. Ele foi um exemplo de fé, até para as outras religiões.
“Gostaria de dar casas às famílias, como dou balas as crianças”
Monsenhor Vieira.

Notícias recentes

ATENÇÃOATENÇÃO

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Ação Social, informa que devido à instabilidade do t [ ... ]

PREFEITURA DE JACUTINGA OFERTA 130 CIRURGIAS DE CATARATAPREFEITURA DE JACUTINGA OFERTA 130 CIRURGIAS DE CA...

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu 130 cirurgias de catarata para paciente [ ... ]

BOLETIM SEMANAL 08/12BOLETIM SEMANAL 08/12

BOLETIM SEMANAL 08/12: confira os dados oficiais sobre o Coronavírus em Jacutinga!
.
DEVIDO A QUEDA NO NÚME [ ... ]

‼️ VACINAÇÃO COVID-19‼️ VACINAÇÃO COVID-19

‼️ VACINAÇÃO COVID-19
📌 QUINTA-FEIRA – 09 DE DEZEMBRO
📌 ÚLTIMAS UNIDADES DE DOSE DA VACINA PFI [ ... ]

PROGRAMAÇÃO CINE CIDADE VILA NAZARÉ

Hoje e amanhã, 08 e 09 de dezembro, tem Cine Cidade no Bairro Vila Nazaré!
Confira a programação e venha  [ ... ]

© 2021 PREFEITURA DE JACUTINGA MG • GESTÃO 2021-2024 • O FUTURO É AGORA! Praça dos Andradas, sn - Centro - Tel.: (35) 3443-1022 - CEP 37590-000 - Brasil

@webmaster