Turismo Cemiterial

Cap. João Pereira do Valle

João Pereira do Valle nasceu em Jacutinga em 21 de dezembro de 1865, estudou e se formou no primário na cidade natal. Tornou-se pirotécnico, uma paixão desde jovem, amava os fogos, tanto que se tornou proprietário da Fabrica de Fogos São João, era um artista, sempre criando inovações que encantavam a todos nas festas típicas e eventos.
Casou-se com Prisciliana de Oliveira com quem teve 08 filhos, após o seu falecimento casou-se pela segunda vez com Ana de Campos Valle com quem teve mais 03 filhos, entre eles Benedito Valle, autor do livro “Jacutinga a Concepção, o Nascimento e a Evolução”; sempre morou em Jacutinga, amava sua profissão, mas não queria o envolvimento de seus filhos por causa do perigo, e estava certo, pois houve uma grande explosão em sua fabrica que destruiu tudo, causando espanto aos moradores, pois se pode ouvir a explosão a quilômetros do local.
Frequentava assiduamente o cinema da cidade e era apaixonado por carro; realizou seu sonho em 1913, chegando seu automóvel Ford 1911 o primeiro da cidade.
Um homem exemplar com bases morais e religiosas, o fizeram, através de uma nomeação o delegado, ficando no cargo por 15 anos sem nenhuma remuneração, e nas palavras do prefeito da época o ex Deputado Estadual Floriano Saretti, “João Pereira do Valle foi o melhor delegado de Jacutinga, o mais pacificador e justo”.
Seletivo nas amizades, João Fogueteiro como era conhecido tinha relações sinceras e duradouras, era muito simpático, alegre e bom de prosa, honesto, justo e muito responsável, uma pessoa digna, competente, um bom católico, faleceu em 09 de agosto de 1948.
Conhecido como: “Capitão João Pereira do Valle foi o melhor delegado de Jacutinga, o mais pacificador e justo”, nas palavras do prefeito da época o ex Deputado Estadual Floriano Saretti, homem a frente do seu tempo, deixou seu legado marcado em nosso município, um pioneiro sempre a frente, para ver o progresso dessa pequena e amada cidade.
*21-12-1865
+09-08-1948

Notícias recentes

ATENÇÃOATENÇÃO

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Ação Social, informa que devido à instabilidade do t [ ... ]

PREFEITURA DE JACUTINGA OFERTA 130 CIRURGIAS DE CATARATAPREFEITURA DE JACUTINGA OFERTA 130 CIRURGIAS DE CA...

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu 130 cirurgias de catarata para paciente [ ... ]

BOLETIM SEMANAL 08/12BOLETIM SEMANAL 08/12

BOLETIM SEMANAL 08/12: confira os dados oficiais sobre o Coronavírus em Jacutinga!
DEVIDO A QUEDA NO NÚME [ ... ]

‼️ VACINAÇÃO COVID-19‼️ VACINAÇÃO COVID-19

‼️ VACINAÇÃO COVID-19
📌 QUINTA-FEIRA – 09 DE DEZEMBRO
📌 ÚLTIMAS UNIDADES DE DOSE DA VACINA PFI [ ... ]

PROGRAMAÇÃO CINE CIDADE VILA NAZARÉ

Hoje e amanhã, 08 e 09 de dezembro, tem Cine Cidade no Bairro Vila Nazaré!
Confira a programação e venha  [ ... ]

© 2021 PREFEITURA DE JACUTINGA MG • GESTÃO 2021-2024 • O FUTURO É AGORA! Praça dos Andradas, sn - Centro - Tel.: (35) 3443-1022 - CEP 37590-000 - Brasil