Prefeitura Municipal de Jacutinga - Minas Gerais - Brasil


Quarta, 16 Abr 2014

logomarca portal

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.

top4

top1

top3

top2

top5

top6


Banda Municipal de Jacutinga e convidados vão se apresentar na Praça Francisco Rubin

E-mail Imprimir

bandamunicipal

A Banda Municipal de Jacutinga fará mais uma apresentação ao público no dia 17 de Maio, quando contará com a participação de alguns convidados, apresentando algo novo para o público jacutinguense e aos visitantes. Essa apresentação terá um diferencial, até agora não apresentado em Jacutinga, pois serão convidados vários cantores e pessoas ligadas à cultura, todos já conhecidos em nossos palcos, que juntos farão um belo espetáculo.
O repertório também será bem diversificado, escolhido a dedo para agradar toda a população de nossa cidade, passando pela MPB, sucessos internacionais, músicas infantis, sertanejas e até clássicos do rock, para que o público, independente de idade ou preferência musical, aprecie a apresentação, que vai acontecer no dia 17 de Maio, a partir das 21:00 horas, no Coreto da Praça Francisco Rubin.

Leia mais...

Delegação do JAC chega a Araxá

E-mail Imprimir

araxaApós uma longa viagem, a delegação do Jacutinga Atlético Clube chegou, no início da noite desta terça-feira (15), na cidade de Araxá. A equipe está hospedada no Hotel Morada do Sol, no Centro da cidade.

‘’Já estamos muito bem acomodados. É o jogo de nossa vida’’, disse o presidente do clube, José Cláudio Soléo. A partida acontece nesta quarta-feira (16), às 15h00, no Estádio Municipal Fausto Alvim. A vitória pode dar a liderança ao JAC.

Departamento de Esportes promove eventos durante o final de semana

E-mail Imprimir

Realizações ocorreram em Jacutinga e em cidades da nossa região
Por determinação do Prefeito Noé Francisco Rodrigues, a Prefeitura Municipal de Jacutinga, através do Departamento do Esporte tem intensificado as realizações esportivas visando atrair os jovens para as atividades físicas, evitando que eles se envolvam com drogas e com o sedentarismo, que tanto têm prejudicado o desenvolvimento tanto físico como intelectual e social dos nossos jovens.
Visando cumprir esta determinação do Prefeito a risca o Diretor de Esportes, Edson Consentini, vem se desdobrando para promover o maior número de eventos possíveis no esporte, abordando diversas modalidades, para atender aos interesses do maior número de crianças, adolescentes e jovens possíveis, e os resultados alcançados tem sido satisfatórios.

Leia mais...

Jacutinga recebe mais um caminhão do Governo Federal através do PAC 2

E-mail Imprimir

caminhaoPAC
Equipamento vai auxiliar obras de manutenção na cidade e em estradas rurais
A Prefeitura Municipal foi contemplada pelo Governo Federal, com um caminhão basculante que vai auxiliar o Município nas obras de manutenção das estradas rurais, bem como as obras realizadas dentro da nossa cidade que exija o uso de caminhões. O novo caminhão veio para Jacutinga através do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, programa do Governo Federal, realizado através do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A entrega do novo caminhão para o Município de Jacutinga ocorreu esta semana na cidade de Contagem, na Grande BH, e contou com a participação do Prefeito Noé Francisco Rodrigues e do Secretário da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Miller Moliani de Lima, que foram a capital do Estado para tratar de assuntos ligados a vinda de mais empresas para cidade e aproveitaram para participar da entrega do novo caminhão.

Leia mais...

Final do Campeonato dos Lucateli leva muitos torcedores a prestigiar o jogo

E-mail Imprimir

No último final de semana aconteceu a grande final do Campeonato de Futebol Amador dos Lucateli, evento que já se tornou tradicional em nosso Município e que tem atraído um bom público aos jogos. Para animar o público antes da grande final aconteceu um jogo de futebol feminino entre a equipe de Jacutinga e a de Itapira. O evento contou com a presença do Diretor de Esportes, Edson Consentini, do Presidente da Câmara, vereador Daniel Bernardes, do Diretor de Cultura, André Perugini e do vereador Ricardo Henrique Panizolo, além de familiares dos atletas e a torcida das equipes finalistas.
O Diretor de Esportes, Edson Consentini ser seu pronunciamento agradecendo as equipes que participaram da competição e ao organizador do campeonato, Mauricio do P. Lucateli e a sua família, que não mediram esforços para que o evento acontecesse. Ele enalteceu ainda o apoio que o Prefeito Noé Rodrigues tem dado ao esporte em Jacutinga, que vem permitindo a realização de eventos desta natureza.
A final foi disputada entre a equipe anfitriã Lucateli e o Azulão, e foi emocionante, um grande jogo muito disputado, que levou a torcida ao delírio com os lances ocorridos durante o jogo. Embora ambas as equipes tenham apresentado um excelente futebol, a equipe do Azulão levou a melhor sobre os donos da casa, vencendo o Lucateli por 5x2.

Prefeito Noé envia projeto de Lei à Câmara para regularizar cargos e concurso público

E-mail Imprimir

Iniciativa visa preparar a administrativa para concurso e terceirização
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues encaminhou à Câmara um Projeto de Lei visando regularizar todos os cargos e funções da administração pública municipal. A iniciativa tem por objetivo possibilitar ao Município terceirizar alguns serviços, e com isto poder realizar concurso público e melhorar o salário dos nossos servidores, que vem sofrendo defasagem salarial ao longo dos anos.
De acordo com o Prefeito, com a aprovação da Câmara, a Prefeitura poderá optar por terceirizar alguns serviços hoje prestados pelo próprio Município, e com isto abrir margem na folha de pagamento para que a Prefeitura possa proporcionar um salário mais justo aos servidores, que se empenham em prestar um serviço de qualidade à nossa população. Noé comenta que a terceirização de alguns serviços tem se tornado tendência por todo o País, pois garante maior eficiência aos serviços que são pagos pela própria população.

Leia mais...

Prefeitura renegocia planos telefônicos e gera economia aos cofres municipais

E-mail Imprimir

Novos contratos vão gerar economia e agilidade a comunicação da Prefeitura
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues iniciou uma renegociação com a empresa Oi que presta serviços de telefonia fixa e móvel no Município. A renegociação via gerar economia aos cofres municipais, pois o maior gasto com telefone é referente a ligações entre as secretarias e departamentos da Prefeitura. Outra despesa inexplicável diz respeito ao custo das assinaturas, uma vez que existem algumas linhas com custos elevados de assinatura, por se tratarem de contratos antigos, que a anos não eram revistos.

Leia mais...

NOTA DE ESCLARECIMENTO

E-mail Imprimir

Com relação aos últimos episódios envolvendo o atendimento da saúde municipal, em especial à nota dos médicos do corpo clinico da Santa Casa, temos a esclarecer o que se segue:
1. O extinto Plantão à Distância não estava funcionando a contento, pois alguns médicos compareciam e atendiam; enquanto outros o faziam por telefone e só apareciam no dia seguinte ou até depois. Depoimentos de pacientes revelaram casos de ocorrências no sábado que só eram atendidos na manhã de segunda-feira, o que é inadmissível, já que eram pagos para prestarem o atendimento imediato, o que não ocorria. Esclarecemos que este não era o procedimento de todos, mas de muitos casos. Ate mesmo durante a semana, nem sempre o atendimento era prestado quando os médicos eram acionados, a ponto de muitos funcionários já o tratarem em relação a alguns médicos como o “Plantão na hora vaga”. Foram muitas as reclamações na Prefeitura e até mesmo na Promotoria sobre atendimento e cirurgias eletivas do SUS, que muitas vezes eram adiadas para dar vez a tratamentos particulares.

2. A população sabe destas questões, inclusive a situação da saúde foi a grande reclamação no período eleitoral. O Prefeito Noé vem tomando providências de fortalecimento da Santa Casa e de correção da atuação médica, caso, por exemplo, dos PSF’s onde alguns médicos atendiam por 1 ou 2 horas, embora ganhassem para trabalhar por 8 horas, sobrecarregando o Pronto Socorro. No entanto, estas medidas contrariam os interesses de muitos médicos, o que tem gerado atritos com a classe médica local.

3. Com relação ao Plantão à Distancia, quando os médicos pararam de atender, deixando a Prefeitura à mercê de remeter seus pacientes para Ouro Fino, o Prefeito pensou em extingui-lo, mas preferiu oferecer uma possibilidade de continuidade nas mesmas bases, para uma mudança futura. Já é do conhecimento de todos que após votarem pelo retorno do plantão muitos médicos foram pressionados e voltaram atrás. Diante dessa situação o Prefeito resolveu estudar e implantar um novo sistema de atendimento.

4. Entendemos que os médicos precisam ser bem remunerados e o fazemos, inclusive pagando bem acima das demais cidades da região, mas repudiamos chantagens, pressões e até agressões físicas e morais, que infelizmente se tornaram a realidade vivida por nós hoje, com polícia, Boletins de Ocorrência, etc. Repudiamos também a mentira: os médicos entraram em greve (segundo eles) sem os procedimentos mínimos exigidos e NÃO internaram pelo SUS até a Prefeitura arrumar quem o fizesse.

5. A afirmação sobre a questão ser política é ridícula. Todos sabem que o Prefeito Noé não persegue ninguém. Se quisesse perseguir os que lhe fizeram oposição bastaria ter abandonado a Santa Casa, ganha-pão de todos eles. Ao contrário, investiu em melhorias. Achamos que a Câmara deve mesmo fiscalizar, talvez os últimos 5 anos do funcionamento do sistema.

6. Temos respeito com o dinheiro do povo e não substituiríamos um sistema por outro do mesmo nível por valor maior. Se o fizermos será para melhorar o atendimento. Lembramos porém que o sistema ainda não foi totalmente implantado, portanto ainda não pode ser avaliado com precisão.

Reafirmamos que possuímos no quadro clínico da nossa Santa Casa, profissionais de competência técnica e ética irretocáveis; reafirmamos também nosso compromisso com as melhorias no Pronto Atendimento, nos PSF’s e na Santa Casa, e finalmente ficamos muito satisfeitos que enfim, o Corpo Clínico se mostre preocupado com a população jacutinguense, o que se tivesse ocorrido às vésperas do Natal, quando nos deixaram sem atendimento médico, talvez nada disso teria ocorrido.

Epidemiologia promove mutirões contra a dengue

E-mail Imprimir

dengue2

Mobilização contra a dengue que foi iniciada em Março vai até o dia 12 de Julho
A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde está realizando mais um mutirão de combate a dengue em Jacutinga. Embora não tenha sido detectado nenhum caso da doença na cidade, existem focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O mutirão contra a dengue que visa recolher entulhos e outros materiais que possam armazenar água, contribuindo para a proliferação do mosquito irá percorrer todos os bairros de Jacutinga, inclusive os distritos. De acordo com a responsável pelo setor, a enfermeira Mariana Menogini, a zona rural não corre risco de proliferação do mosquito, que é um inseto urbano.
O mutirão contra a dengue que ocorre sempre aos sábados, das 7:30 Às 12:00 horas teve início dia 29 de Março passado, e conta com a atuação de quatorze agentes de saúde, que têm visitado cada casa de Jacutinga, em busca de materiais que possam armazenar água; desde uma simples tampinha de refrigerante até geladeiras e móveis velhos.

Leia mais...

Prefeitura vai reformar e urbanizar a Praça da Galiléia

E-mail Imprimir

Praça-Galiléia
A revitalização da Praça é um sonho antigo dos moradores da Vila Nazaré
A Prefeitura Municipal de Jacutinga, através da Secretaria de Obras, Serviços e Planejamento Urbano, fará a reforma e reurbanização da Praça da Galiléia, antigo sonho dos moradores daquele bairro e adjacências, que clamam por um espaço para lazer e descontração dos moradores. O projeto custará aos cofres públicos R$ 204.147,91.
O projeto de reforma e reurbanização da Praça da Galiléia foi confeccionado pelo Departamento de Projetos da Prefeitura, mas o projeto arquitetônico foi feito pelo Secretário de Obras e Arquiteto Luciano M. Tadini, que buscou projetar um espaço aconchegante e moderno para os moradores da Vila Nazaré e região, que passarão a contar com uma espaço voltado ao lazer e a descontração, resgatando a tradição do Município, onde os moradores se reuniam e promoviam comunhões nas praças da cidade.

Leia mais...

Ouvidoria passa a atender em novo horário

E-mail Imprimir

ouvidoriaÓrgão é o elo de ligação entre a população e a administração municipal
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues criou a Ouvidoria Municipal, órgão que passou a receber denúncias, críticas, reclamações, sugestão, solicitação, elogio, ou mesmo um simples pedido de informação por parte da população sobre a administração municipal, levando-as ao Prefeito e ao setor competente da administração municipal, dando resposta aos cidadãos. A Ouvidoria é o elo entre a administração pública municipal e a população jacutinguense.
A Ouvidoria Municipal que funciona na Praça dos Andradas, n.º 10, ao lado da Prefeitura está atendendo em novo horário: de segunda à sexta das 8:00 às 12:00 horas, e das 13:00 às 17:00 horas. Caso o cidadão não queira ou esteja impossibilitado de comparecer a Ouvidoria ele pode acionar o órgão através do telefone 0800 283 0180, ou ainda através do endereço eletrônico que é o Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Após ser acionada a Ouvidoria encaminha a solicitação ao setor responsável que terá 72 horas para responder, para que a informação seja repassada ao cidadão.

Leia mais...

Vila Nazaré ganhará novos reservatórios

E-mail Imprimir

Obras vão solucionar o problema de falta de água em toda aquela região
A Prefeitura de Jacutinga, através do Departamento de Água, vai implantar dois novos reservatórios de água potável na Vila Nazaré, que irá atender a toda região. Os dois novos reservatórios, somados ao já em funcionamento no Bairro César Matile, vai solucionar de forma definitiva a falta de água que as vezes assola aquela região.
Os dois novos reservatórios terão capacidade de armazenar 600 mil litros de água tratada, sendo um vertical com capacidade para armazenar 500 mil litros, e outro em modelo tubular com capacidade para armazenar 100 mil litros. As obras vão custar aos cofres públicos R$ 352.003,28 e serão realizadas com aporte financeiro da FUNASA, e com contrapartida no Município.

Leia mais...

Licitada a construção da UBS do Coronel Rennó

E-mail Imprimir

Nova unidade de saúde será completa e vai atender moradores de toda a região
A Prefeitura de Jacutinga, através da Secretaria de Obras, Serviços e Planejamento Urbano e da Secretaria de Saúde, licitou a construção da tão esperada UBS – Unidade Básica de Saúde, que irá atender os moradores do bairro Coronel Rennó. A nova unidade de saúde será construída na Rua Antônio Machado Forense, ao lado da Farmácia de Minas, que será iniciada em breve, para melhor atender a população jacutinguense.
A nova unidade de saúde será completa e vai contar com consultório odontológico, sala para inalação, sala de coleta, sala de observação, sala de vacinas e sala para curativos, além de consultórios médicos com sanitários e estoque para medicamentos, visando proporcionar toda a estrutura necessária para bem atender a população, nos mais variados segmentos de saúde. A nova UBS contará inclusive com entrada de ambulância para embarque e desembarque de pacientes, possibilitando funcionar como um pequeno pronto atendimento à população.

Leia mais...

Contribuintes que ainda não receberam os carnês do IPTU de 2014 devem procurar o Setor de Tributação para os retirar

E-mail Imprimir

iptuO imposto vence no dia 15 de Abril
e quem atrasar o pagamento pagará multa

O vencimento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, tanto da quota única quanto da primeira parcelada para aqueles que optarem pelo parcelamento do imposto vence no dia 15 de Abril, e quem atrasar o pagamento sofrerá multas e juros. Normalmente o vencimento do IPTU ocorre em Janeiro, mas o Prefeito Noé Francisco Rodrigues, levou em conta o fato de que em Janeiro existem muitos gastos extras aos cidadãos como pagamento do IPVA, matrícula e material escolar dos filhos, dentre outras despesas que pesam no orçamento familiar, e determinou que fosse adiada a cobrança do imposto.
A entrega dos carnês do IPTU 2014 já foi feita pela Prefeitura, mas alguns contribuintes não o receberam, seja por estarem com o endereço desatualizado junto ao cadastro do Município, seja pelo fato de trabalharem ou residirem em outros municípios, e por este motivo não terem sido encontrados para a entrega do documento. Por isso, os contribuintes que ainda não receberam seus carnês do IPTU 2014 devem procurar o Setor de Tributação da Prefeitura, para retirarem seus carnês, evitando pagar multa e juros por atraso no pagamento do imposto.
O Setor de Tributação da Prefeitura funciona no Paço Municipal, na Praça dos Andradas, e atende ao público das 9:00 às 11:00 horas, e das 12:30 às 17:00 horas. Uma boa notícia é que os percentuais do imposto cobrado em Jacutinga não sofreram quaisquer aumentos, mantendo-se em 2% sobre o valor venal dos terrenos sem muros e calçadas, 1,5% se tiver uma das duas benfeitorias, e de 1% sobre o valor venal do imóvel se tiver muros e calçadas. Já para os imóveis que constam edificações, o valor do imposto é de 1% sobre o valor venal se não tiver muros e calçadas, e de 0,5% sobre o valor do imóvel, se tiver muros e calçadas; ou seja, os descontos podem chegar a 50% do valor do imposto cobrado, caso o imóvel conte com muros e calçadas, e o proprietário tenha cuidado de informar as benfeitorias ao Setor de Tributação.

Leia mais...

Prefeito recebe malharistas pedindo providência ao comércio desleal que tem ocorrido na cidade

E-mail Imprimir

malharistas2
Prefeito disse que vai intensificar a fiscalização para que a regra seja cumprida
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues recebeu na última quarta-feira, 26 de Março em seu gabinete no Paço Municipal o Presidente da ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga, Dennys Bandeira, o Presidente da Feirinha da Madrugada e diversos malharistas jacutinguense, que reclamaram da forma desleal e ambiciosa que alguns malharistas têm atuado em Jacutinga, o que tem prejudicado não só os demais comerciantes, como a imagem da nossa cidade, frente aos visitantes. Participou ainda desta reunião o Secretário Miller Moliani de Mila da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Embora a Lei Municipal estabeleça que as malharias devam funcionar das 6:00 às 18:00 e do comércio das 4:00 às 20:00 horas, estes horários não tem sido respeitado por alguns comerciantes, que estão abrindo suas lojas durante a madrugada para receber guias e sacoleiros, que deixam a cidade antes do sol raiar, o que tem prejudicado os demais comerciantes que não tem espaço para expor seus produtos e os bares, lanchonetes e restaurantes também não tem recebido estes visitantes, o que vem prejudicando o comércio local como um todo.
Se não bastasse, os malharistas expuseram ao Prefeito que muitos malharistas têm recebido ônibus em suas malharias, fechando em seu comércio os visitantes, impedindo que eles comprem em outras lojas o que tem assuntado muitos turistas que se sentem prisioneiros em Jacutinga, afirmando que não mais voltarão a cidade, o que ofusca a imagem de Jacutinga diante dos turistas, o que à médio prazo pode prejudicar em muito o Município, o que já tem ocorrido.

malharistas1

Leia mais...

Prefeitura através da Sedecon traz posto da Jucemg para atender empresários de Jacutinga

E-mail Imprimir

jucemigPosto da Junta Comercial funcionará na Sedecon, na antiga Estação Ferroviária
A Prefeitura, através da Sedecon – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está criando um posto de atendimento da Jucemg – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, em Jacutinga. A iniciativa visa facilitar a vida dos empresários que precisam solucionar algum problema no órgão, ou mesmo abrir uma nova empresa no Município.
O posto de atendimento da Jucemg vai funcionar na sede da Sedecon, na antiga Estação Ferroviária, e começa a funcionar na segunda-feira, 31 de Março, trazendo facilidade para empresários, contadores e advogados que precisam solucionar algo no órgão. Atualmente este atendimento em Pouso Alegre, exigindo que nossos empresários peguem a perigosa MG-290, para solucionar problemas junto ao órgão, ou para iniciar seu empreendimento no Município.
De acordo com o Prefeito Noé Francisco Rodrigues, o objetivo é agregar cada dia mais serviços em nossa cidade, facilitando para população, que não mais terão que deixar Jacutinga para solucionar questões junto a órgãos estaduais e federais. “Nossa ideia é agregar mais serviços, criando um Posto do PSIU em Jacutinga, para que da mesma forma que conseguimos com a Previdência Social, que em breve estará inaugurando sua agência em Jacutinga, possamos solucionar aqui mesmo em nossa cidade, questões que precisem ser tratadas junto a órgãos governamentais, promovendo o crescimento de Jacutinga e o conforto e segurança da população”, comentou o Prefeito Noé Rodrigues.

Leia mais...

Jacutinga conta com três novos ônibus para o transporte da zona rural e de alunos especiais

E-mail Imprimir

bus
Veículos são equipados para atender adequadamente a demanda destes alunos
A Prefeitura de Jacutinga recebeu esta semana o terceiro ônibus especial para o transporte na zona rural e de alunos especiais. Os novos veículos, os dois com tração 4x4, já entregues há algumas semanas, e o recém-chegado com plataforma elevatória para o transporte de cadeirantes e alunos especiais, irão auxiliar em muito para que estes alunos frequentem normalmente as aulas, mesmo em situações extremas onde as chuvas e a debilidade física impunham obstáculos.
Os novos veículos custaram R$ 640 mil aos cofres públicos, sendo R$ 240 mil o equipado com plataforma elevatória, e R$ 196.500,00 cada um dos equipados com tração 4x4, e foram destinados através do Ministério da Educação, com recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e são fruto de indicação dos Deputados Federais Odair Cunha e Reginaldo Lopes, ambos do PT. “Parece um investimento alto, mas os alunos frequentando as aulas o ano inteiro, mesmo nos períodos de chuva, inclusive aqueles com necessidades especiais, não tem preço”, comemorou o Prefeito Noé Rodrigues.

 bus2

Leia mais...

Cemig e Prefeitura de Jacutinga promovem repovoamento do Rio Mogi

E-mail Imprimir

peixe
Foram dois mil peixes e contou com a auxílio dos alunos das escolas de Jacutinga
A Prefeitura de Jacutinga, através da SEDER – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e a Secretaria de Educação, em parceria com a Cemig, através do projeto Peixe Vivo, promoveu nesta quinta-feira, 27 de Março, a soltura de peixes no Rio Mogi Guaçu, visando repovoar o rio. A liberação dos peixes aconteceu na propriedade dos Taguás, e contou com a participação de alunos das escolas de Jacutinga, num esforço para sensibilizar a comunidade da importância de se preservar o ecossistema da região.
A iniciativa visa amenizar os impactos gerados pela usina hidrelétrica da Cemig que funciona em nosso Município, na bacia do Rio Mogi Guaçu. O Programa Peixe vivo da Cemig que já beneficia Jacutinga há vários anos, nesta edição soltou mais de dois mil peixes, das espécies corimba e piracanjubas, nativas da bacia do Migi Guaçu. Este repovoamento do rio garante não apenas alimento e lazer para a população, como o reequilíbrio da flora e da fauna da bacia do Rio Mogi Guaçu.

peixe2

Leia mais...

Prefeito Noé vai a Brasília e consegue benefícios que vão reduzir custos de produção das malharias

E-mail Imprimir

brasilia cunha
Ele estava acompanhado do vice Crivelaro e do Secretário Miller da SEDECON
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues esteve no dia 12 de Março passado na Capital Federal para tratar de assuntos relacionados às nossas malharias. O Prefeito estava acompanhado do seu vice, Luiz Carlos Crivelaro e do Secretário Miller Moliani de Lima, da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A viagem do Prefeito Noé Rodrigues à Brasília foi para tratar de interesse das malharias, que tem enfrentado uma concorrência desleal que compromete o seu lucro e a oferta de empregos na cidade.
Não é novidade que a invasão dos produtos asiáticos no Brasil vem gerando prejuízos para a nossa indústria têxtil, em especial as nossas malharias, que respondem pela maior oferta de empregos dentro do nosso Município. Uma das alternativas sugeridas pelas entidades de classe que representam a indústria têxtil brasileira seria sobretaxar a entrada destes produtos, bem como limitar o volume de compra destes produtos no Brasil, clamor que não tem sido atendido pelo Governo Federal, que tem valorizado a sua relação comercial com Países asiáticos, em especial com a China, deixando de atender a este pedido.

Leia mais...

Prefeito participa de assinatura da autorização para licitar projeto da estrada Monte Sião

E-mail Imprimir

2014-BH-governador
Nova estrada trará mais segurança e desenvolvimento para os dois municípios
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues, acompanhado pelo vice, Luiz Carlos Crivelaro esteve no dia 13 de Março passado, no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa na Capital do Estado, da cerimônia de assinatura de ordem de início de projetos de engenharia e licitações para início de obras do programa Caminhos de Minas, dentre os quais consta a autorização para licitar o projeto para a estrada Jacutinga a Monte Sião, ligação de grande importância para o nosso Município.

O Prefeito Noé Francisco Rodrigues e o vice Luiz Carlos Crivelaro acompanharam a cerimônia de assinatura da autorização pelo Governador ao lado do deputado estadual Dalmo Ribeiro, e do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Deputado Federal Carlos Melles, que forma os principais responsáveis pela inclusão da estrada de Monte Sião no programa Caminhos de Minas, do Governo de Minas.

Leia mais...

Noé e Crivelaro vão a Belo Horizonte e conseguem que a Gasmig garanta gás para as novas empresas

E-mail Imprimir

sedru
Empresa se comprometeu a fornecer o gás, seja encanado ou através de caminhão
O Prefeito Noé Francisco Rodrigues e seu vice, Luiz Carlos Crivelaro, estiveram dia 13 de Março passado em Belo Horizonte, onde visitaram a SEDRU – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, onde se reuniram com o Secretário de Estado e Deputado Federal, Olavo Bilac Pinto Neto, o popular Bilaquinho, para tratar de assuntos de interesse do nosso Município.
Durante a reunião com o Secretário Bilac, o Prefeito Noé Rodrigues falou da necessidade do gás natural para se garantir novos investimentos em Jacutinga, e apelou como amigo de longa data para que o Secretário intervisse a favor de Jacutinga, para que a Gasmig construa uma nova rede de distribuição, levando o gás encanado até o distrito industrial de Jacutinga, que será construído às margens da MG-290. O Secretário juntamente com o Prefeito Noé e o vice Crivelaro se reuniram com o Presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, que garantiu ao Prefeito Noé e ao vice Crivelaro que as empresas que chegarem a Jacutinga podem contar com o gás natural, para reduzir seu custo de produção.

Leia mais...

Iniciada as aulas de Modelista pelo Pronatec

E-mail Imprimir

prona1
Aulas do curso de Modelista estão sendo ministradas no Lar Américo Prado
A Prefeitura Municipal, através da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da SEAS - Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, está oferecendo cursos profissionalizantes através do Pronatec – Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego, com aulas ministradas pelo SENAI – Serviço Nacional da Indústria e pelo Instituto Federal do Campus Inconfidentes. Para este primeiro semestre, estão sendo oferecidos dois cursos, o de costureiro industrial, englobando corte e costura, e de modelista.

prona2
O curso de corte e costura conta com duas turmas, uma no período da tarde e outra a noite, e já iniciou suas aulas na antiga Estação Ferroviária; e na ultima segunda, dia 17 de Março, aconteceu a aula inaugural do curso de modelista, no Lar Américo Prado, com uma turma de trinta alunos, que demonstraram entusiasmo já na primeira aula, por conhecerem a demanda de mão de obra especializada em Jacutinga e sabem que o curso ira abrir portas de emprego e oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

Leia mais...

Iniciada aulas dos novos cursos pelo Pronatec

E-mail Imprimir

pronatec3
As aulas do Pronatec estão sendo ministradas na antiga Estação Ferroviária
A Prefeitura Municipal, através da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da SEAS - Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, está oferecendo cursos profissionalizantes do Pronatec – Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego, através do SENAI – Serviço Nacional da Indústria. Para este primeiro semestre, estão sendo oferecidos dois cursos, o de costureiro industrial, englobando corte e costura, e de modelista.
O curso de corte e costura terá duas turmas, uma no período da tarde e outra a noite, de forma a oferecer profissionais para o mercado, tanto para as malharias como para a nova empresa EBF, que produz capacetes que também necessita de costureiros industriais. A aula inaugural do curso de costureiro aconteceu na última segunda-feira, 10 de Março, na antiga Estação Ferroviária, e os alunos demonstraram entusiasmo já na primeira aula, pois a maioria conhece a demanda de mão de obra especializada em Jacutinga e sabem que o curso vai abrir portas de emprego e oportunidades no mercado de trabalho.

pronatec1O gerente da Unidade SENAI FIEMG de Pouso Alegre, Wellington Lucas dos Santos, fez uma apresentação do curso aos alunos, falando da importância deles se dedicarem as aulas para se tornarem bons profissionais. O curso será ministrado por professores do SENAI e vai contar com uma instrutora de Belo Horizonte que vai permanecer em Jacutinga pelos próximos três meses para garantir a qualidade das aulas oferecidas aos alunos.
Participaram ainda da aula inaugural o Prefeito Noé Francisco Rodrigues, o seu vice, Luiz Carlos Crivelaro e os Secretários Miller Moliani de Lima da SEDECON, Mauri Consentino da Ação Social e Antônio de Almeida Cascelli da Educação. O Prefeito Noé enalteceu o trabalho das secretarias de Educação, Sedecon e Ação Social, que cuidaram de todo o processo de implantação dos novos cursos, que além de capacitação, oferece aos alunos ajuda de custo para alimentação e transporte.

Leia mais...

Prefeito Noé faz balanço das verbas conseguidas durante o exercício de 2013

E-mail Imprimir

NoéJacutinga garantiu mais de R$ 18 milhões em investimentos para o Município

O Prefeito Noé Francisco Rodrigues adotou uma nova estratégia administrativa, diferente da utilizada em seu primeiro mandato como Prefeito na década de 90. Por sua experiência a frente da Prefeitura, Noé entendeu que no primeiro ano de mandato a liberação de verbas por parte dos Governos Estadual e Federal são mais fáceis, já que no segundo ano, o mandato coincide com o ano eleitoral, quando a legislação impede a liberação de recursos em razão das eleições, e que nos dois últimos anos, como os governadores, deputados, senadores e presidente terem seu mandato garantido, não há tanto interesse em apoiar os Prefeitos, preferindo fazer caixa para a próxima administração, e com isto, garantir apoio eleitoral nas próximas eleições.
Frente a esta experiência vivida por Noé Rodrigues em sua primeira gestão como Prefeito de Jacutinga, antes mesmo de tomar posse ele já iniciou seus contatos com lideranças estaduais e federais, visando tão somente garantir os reursos necessários para os investimentos que pretende fazer em nosso Município. Para isto ele criou um Departamento de Projetos, para que toda a parte burocrática pudesse ser atendida de forma rápida e eficiente, impedindo que algum recurso fosse perdido por falta de projeto adequado e nos termos da legislação vigente.
O resultado desta estratégia adotada pelo Prefeito Noé Rodrigues não poderia ser diferente: Jacutinga conseguiu garantir um excelente volume de recursos para investimentos no município. Para se ter ideia, os recursos garantidos durante o exercício de 2013 e o início de 2014 já batem a casa dos R$ 18 milhões, e serão investidos nas mais diversas áreas, de forma a atender a toda a população jacutinguense. Para a área rural foram angariados recursos na casa de R$ 800 mil, que envolvem uma colheitadeira de café no valor de R$ 292,5 mil, e um trator traçado no valor de R$ 97 mil; além de uma pá carregadeira no valor de R$ 265 mil e uma retroescavadeira no valor de R$ 190 mil, que vem sendo utilizadas na manutenção das estradas rurais.

Leia mais...

Governador assina liberação para contratar projeto da estrada Jacutinga Monte Sião

E-mail Imprimir

estradaAutorização para licitar o projeto da obra vai acontecer no dia 13 de Março
O Governador de Minas Gerais, professor Antônio Augusto Anastasia, vai assinar a autorização para que a SETOP – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, faça a contratação de empresas para confecção de projetos para obras rodoviárias dos trechos constantes do Programa “Caminhos de Minas”, no qual consta o asfaltamento da estrada que liga Jacutinga a Monte Sião.
A cerimônia de assinatura da autorização vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 13 de Março, à partir das 14:00 horas, no 1º andar do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na Capital do Estado, e vem de encontro a promessa feita pelo Governador Antônio Anastasia no mês passado, quando esteve em nossa cidade para inaugurar a estrada que liga Jacutinga a Albertina, ocasião em que ele assinou ainda a autorização para licitar a obra de asfaltamento da estrada de Jacutinga a divisa com o Estado de São Paulo, no Município de Espírito Santo do Pinhal.
A obra de asfaltamento da estrada que liga Jacutinga a Monte Sião deverá ter 22 quilômetros de extensão, e vai interligar estes dois importantes municípios que compõem o Circuito turístico das Malhas do Sul de Minas. De acordo com palavras do próprio Governador em discurso proferido na Câmara Municipal de nossa cidade, o primeiro passo será este que acontecerá esta semana, com a licitação do projeto da estrada, e num segundo momento, já com o projeto concluído, o trecho será inserido em uma nova licitação, para a contratação da obra.

Leia mais...

Secretaria de Saúde vai oferecer vacina contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos nas escolas

E-mail Imprimir

 vacina

O HPV pode causar câncer de colo de útero e nas regiões genitais, levando a morte
A partir do dia 10 de Março, a Secretaria de Saúde de Jacutinga, através do Departamento de Imunização, em parceria com o Ministério da Saúde, passou a oferecer a vacina contra o HPV – Papilomavírus Humano. A vacina vai ser disponibilizada para meninas com idade entre 11 e 13 anos. A vacinação será realizada em todas as escolas de Jacutinga (públicas e privadas), a estimativa repassada pelo Ministério da Saúde, é que sejam vacinadas em Jacutinga 1.108 jovens nesta faixa etária.
O HPV, ou Papilomavírus Humano, é um vírus bastante comum e recorrente. Em alguns casos, pode provocar o aparecimento de verrugas indolores na pele, ou provocar alterações no colo do útero que podem levar ao câncer. Na maioria das vezes, porém, a infecção do HPV não se manifesta através de nenhum sintoma.

Leia mais...

Página 1 de 7

Pontos Turísticos

Prefeitura Municipal de Jacutinga / MG : Praça dos Andradas, 75 - Tel: (35) 3443 1022 - Centro - CEP 37590-000 - Jacutinga - Minas Gerais - Brasil